Mensagem do Dia

"Viver é envelhecer, nada mais."
Simone de Beauvoir

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

"...capaz de mudar a mim mesmo" Paulo Coelho

Hoje estava sentada na frente do computador, triste com algumas coisas, “exageradamente” pensativa com atos que cometi, com algumas cobranças, com algumas falhas...e encontrei esses dois trechos de um autor conhecido no mundo todo, amado por uns, odiado por outros.Paulo Coelho.
Li apenas um livro dele com 8 anos de idade,O Alquimista, porém esse me despertou algo que podemos refletir.
Trechos do livro :
Histórias para os pais, filhos, e netos - Volume 1

Da importância da oração
Um homem recebeu, certa vez, a visita de alguns amigos.
- Gostaríamos muito que nos ensinasse aquilo que aprendeste todos
estes anos – disse um eles.
- Estou velho – respondeu o homem.
- Velho e sábio–disse outro.–Afinal de contas,sempre te vimos rezando durante todo este tempo. O que conversas com Deus? Quais são as coisas importantes que devemos pedir?
O homem sorriu.
- No começo, eu tinha o fervor da juventude, que acredita no impossível.
Então, eu me ajoelhava diante de Deus e pedia para que me desse forças para mudar a humanidade."Aos poucos, vi que era uma tarefa além das minhas forças.Então comecei a pedir a Deus que me ajudasse a mudar o que estava à minha volta.
- Neste caso, podemos garantir que parte de seu desejo foi atendido –disse um dos amigos. – Seu exemplo serviu para ajudar muita gente.
- Ajudei muita gente com meu exemplo; mesmo assim, sabia que não era a oração perfeita. Só agora, no final de minha vida, é que entendi o pedido que devia ter feito desde o início.
- E qual é este pedido?
- Que eu fosse capaz de mudar a mim mesmo.”Pg 58

O melro toma a decisão
Um velho melro encontrou um miolo de pão, e saiu voando com ele.Ao ver isso, os pássaros mais jovens correram para atacá-lo.Diante do combate iminente, o melro largou o miolo de pão na boca de uma serpente, pensando consigo mesmo:"Quando se está velho, a gente vê a vida de outra maneira: perdi meu alimento, é verdade, mas posso encontrar outro miolo de pão amanhã.“Entretanto, se insistisse em carregá-lo comigo, eu iria deflagrar uma guerra no céu; o vencedor passaria a ser invejado, os outros se armariam para combatê-lo, o ódio encheria o coração dos pássaros, e tal situação podia durar por muito tempo.
“A sabedoria da velhice é essa: saber trocar as vitórias imediatas pelas
conquistas duradouras”.”Pg 82

Reflita e aprenda!

Para ler o Volume I e o Volume II desse livro acesse: http://paulocoelhoblog.com/internet-books/ e baixe grátis esses e outras obras que o autor Paulo Coelho disponibilizou.

Nenhum comentário: